O que você precisa saber sobre Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares se formam a partir da consolidação de fragmentos de outras rochas, os sedimentos, ou da precipitação de partículas dissolvidas em ambientes aquáticos. A formação dessas rochas compreende vários processos sobrepostos: intemperismo químico e físico, erosão, transporte, deposição, soterramento e diagênese.

O intemperismo altera as rochas física e quimicamente, produzindo partículas que são carregadas a partir da erosão. O transporte pode permanecer por curtas ou longas distâncias, por agentes como água, vento e geleiras. A deposição (ou sedimentação) acontece quando essas partículas se assentam, ou quando os minerais dissolvidos se precipitam. O soterramento ocorre à medida que camadas de sedimentos se acumulam e compactam as camadas depositadas anteriormente. A diagênese, um conjunto de fatores envolvendo pressão, calor e reações químicas, litifica os sedimentos, transformando-os em rochas sedimentares.

Sedimentos químicos, que são substâncias químicas novas que se formam por precipitação quando alguns dos componentes das rochas dissolvem-se durante o intemperismo, formam as rochas sedimentares químicas. Os sedimentos clásticos, que são partículas depositadas fisicamente, como grãos de quartzo e feldspato, originam as rochas sedimentares clásticas. Também existem as rochas sedimentares biogênicas, quando há ação de organismos aquáticos ou acúmulo de seus esqueletos.

As rochas sedimentares cobrem a maior parte da superfície dos continentes e do fundo dos oceanos, mas são de difícil preservação quando comparadas com as rochas ígneas e metamórficas, que constituem a maior parte do volume da crosta. Como já foram sedimentos, essas rochas são o registro das condições da superfície terrestre da época e do lugar onde as partículas foram depositadas.

Além disso, as rochas sedimentares são muito importantes economicamente, uma vez que são portadoras de praticamente todo o estoque de combustíveis fósseis, águas subterrâneas, depósitos de sal, fosfatos e outros recursos naturais do planeta!

Referências:

PRESS, F. et al. Para Entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. 656 p.

USP. Rochas sedimentares e galeria de rochas sedimentares. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/rochas/sedimentares