SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOLOGIA – NÚCLEO MINAS GERAIS

“O NÚCLEO MINAS GERAIS FOI FUNDADO EM 1973”

“Temos como missão fomentar o conhecimento e o desenvolvimento das geociências, da geologia aplicada e da pesquisa e tecnologia correlata e o aproveitamento racional e sustentável de recursos minerais e hídricos.”

A SBG é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, fundada em 1946. Tem sede na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária USP, São Paulo, SP, e núcleos regionais com sedes em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Belém, Recife, Salvador, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

O Núcleo Minas Gerais, com sede própria na rua Aimorés 562, s.105, em Belo Horizonte, foi fundado em 1973. A cada dois anos, nos anos pares, a SBG realiza o Congresso Brasileiro de Geologia. Cabe a um dos núcleos realizá-lo, por votação dos associados e com o apoio da Sede. Os núcleos regionais realizam, individualmente ou em parceria com outros núcleos, nos anos ímpares, os simpósios de geologia. Também são realizados eventos temáticos específicos como o Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos – SNET e o Simpósio Nacional do Diamante, com periodicidades de dois e quatro anos, respectivamente.

A SBG e seus núcleos também promovem e apóiam outros eventos de geociências como palestras, workshops, mini-cursos, excursões científicas. A SBG publica, trimestralmente, a REVISTRA BRASILEIRA DE GEOCIÊNCIAS-RBG que tem por finalidade a divulgação de temas que se relacionam com as geociências do Brasil sob a forma de Artigos, Notas Breves, Discussões, Resenhas de Livros e Notícias. O Volume 1, número 1 desta revista foi publicado em 1971.

Antecedendo-a, entre 1952 e 1971 foram publicados os volumes 1 a 19 do Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia. Para a realização de suas atividades a SBG e seus núcleos contam com a participação de seus associados, pessoas físicas ou jurídicas, e com a colaboração de empresas públicas e privadas, de órgãos públicos e de entidades de apoio à pesquisa. Somos o Núcleo Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geologia – SBG, e abrangemos em nossa jurisdição o estado de Minas Gerais.

Dentro dos temas abrangidos e vinculados à sua missão, a SBG terá por fim concretizar os seguintes objetivos, sem a eles limitar-se:
  • Congregar de forma associativa todos quantos exerçam atividades que concorrem para concretizar sua missão;

  • Realizar periodicamente eventos para promover o encontro de seus associados e, para debater e divulgar as geociências e demais temas de seu objeto, em especial o Congresso Brasileiro de Geologia, de freqüência bi-anual;

  • Manter intercâmbio com sociedades nacionais e estrangeiras congêneres;

  • Incentivar e concorrer para o aperfeiçoamento do ensino, do treinamento e da formação profissional e na especialização de cientistas e técnicos;

  • Colher e divulgar informações técnico-científicas de interesse do associado;

  • Manter publicações periódicas elou seriadas para a divulgação da produção técnico-científica nacional e do noticiário de interesse da Sociedade;

  • Estimular e promover a edição e distribuição de livros e outros impressos de interesse técnico-científico e didático;

  • Assessorar e colaborar com órgãos públicos e entidades privadas;

  • Defender a utilização dos recursos minerais e hídricos segundo os princípios do desenvolvimento sustentável.

DIRETORIA – BIÊNIO 2017 / 2018

Diretor Presidente

Custódio Netto
cnetto@uai.com.br
geocustodionetto@gmail.com

Diretor Vice-Presidente

Emerson de Castro Santos
emersonsantos@geosol.com.br

Diretor Secretário

Marco Aurélio Pinheiro
marcopiacentini@gmail.com

Diretor Financeiro

Lucas Cavalcante Freyer
lucasfreyers@gmail.com

Diretor Programação

Tiago Amâncio Novo
geoamancio@yahoo.com.br

Diretor Comunicação

Matheus Henrique Kuchembecker
mk.geologia@gmail.com

Diretor Adjunto

Márcio Antônio da Silva
marcio.antonio@cprm.gov.br

Comitê Auditor

Claiton Piva Pinto
cprmclai@estaminas.com.br

Osvaldo Castanheira
osvaldo.castanheira@cprm.gov.br

HISTÓRICO DE DIRETORIAS