O que você precisa saber sobre Rochas Ígneas

As rochas ígneas são formadas a partir da cristalização do magma. O magma nada mais é que uma “massa” de rocha fundida que se originou em profundidade na crosta e no manto superior. À medida que um magma esfria, no interior ou no exterior da Terra, os cristais começam a se formar, originando as rochas ígneas intrusivas ou extrusivas.

Essas rochas ígneas, intrusivas ou extrusivas, são distinguidas com base no tamanho de seus cristais. As rochas ígneas intrusivas se formam à medida que o magma esfria lentamente no interior da Terra, abaixo da temperatura de fusão, formando cristais que podem ser diferenciados a olho nu. Mas quando o magma é extrudido de um vulcão na superfície terrestre, ele esfria e solidifica tão rapidamente que os cristais não têm tempo para crescer gradualmente, formando rochas de granulação bem fina, as rochas ígneas extrusivas

A maioria dos minerais das rochas ígneas são silicatos, em parte porque o silício é muito abundante e em parte porque vários minerais silicatados fundem-se nas altas temperaturas e pressões alcançadas nas porções mais profundas da crosta e do manto. Entre os minerais comuns de silicato encontrados nas rochas ígneas estão o quartzo, o feldspato, a mica, o piroxênio, o anfibólio e a olivina.

Apesar do granito e do basalto serem os exemplos típicos, existem centenas de tipos de rochas ígneas na Terra. Cada composição mineralógica e química registra o tipo de magma e os processos geológicos que geraram essas rochas!

Referências:

PRESS, F. et al. Para Entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. 656 p.

USP. Rochas ígneas. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/rochas/igneas/