O que você precisa saber sobre Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas têm seu nome derivado das palavras gregas que significam “mudança” (meta) e “forma” (morphe). Essas rochas são produzidas quando as altas temperaturas e pressões das profundezas da Terra atuam em qualquer tipo de rocha preexistente – ígnea, sedimentar ou outra rocha metamórfica – para mudar sua mineralogia, textura ou composição química.

As temperaturas do metamorfismo estão abaixo do ponto de fusão das rochas (aproximadamente 700°C), mas são altas o suficiente (acima de 250°C) para as rochas se modificarem por recristalização e por reações químicas. Nesse sentido, as rochas metamórficas formam-se sob três condições principais, chamadas metamorfismo regional, metamorfismo de contato e metamorfismo de assoalho oceânico.

O metamorfismo regional é o mais comum. Ocorre quando altas pressões e temperaturas são impostas a grandes porções da crosta. Já o metamorfismo de contato afeta uma estreita faixa das rochas encaixantes, ao redor de magmas e rochas parcialmente fundidas, e ocorre em altas temperaturas. O metamorfismo de assoalho oceânico, por sua vez, é causado pela percolação da água do mar em centros de expansão das dorsais mesoceânicas, afetando basaltos quentes extravasados.

Existem outros tipos de metamorfismo que originam pequenas quantidades de rochas metamórficas, como o metamorfismo de soterramento, que ocorre em baixas temperaturas e pressões, modificando rochas sedimentares; e o metamorfismo de impacto, que causa modificações em rochas vizinhas no momento em que um meteorito colide com a Terra.

Os silicatos são os minerais mais abundantes das rochas metamórficas, pois as rochas que dão origem a elas também são ricas nesses minerais. Os mais típicos são o quartzo, o feldspato, a muscovita, os piroxênios e os anfibólios. Muitos outros silicatos – como a cianita, a estaurolita e algumas variedades de granadas – são exclusivos das rochas metamórficas, pois formam-se sob condições de pressão e temperatura específicas na crosta, sendo indicadores de metamorfismo. Já a calcita é o principal mineral dos mármores, que são calcários metamorfizados.

Um dos mais importantes minérios de ferro, o itabirito, é uma rocha metamórfica composta por bandas de sílica e ferro!

Referências:

PRESS, F. et al. Para Entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. 656 p.

USP. Rochas metamórficas. Disponível em: <https://didatico.igc.usp.br/rochas/metamorficas/>