Siccar Point: A história da descoberta que mudou a geologia

Siccar Point é um local turístico localizado a 64km de Edimburgo, na Escócia, onde James Hutton (1726-1797), popularmente conhecido como o pai da geologia moderna, visitou de barco em 1788, levando a uma profunda mudança na forma como a história da Terra era compreendida. Um homem à frente de seu tempo, Hutton usou as evidências de Siccar Point para decodificar os processos geológicos da Terra e defender uma extensão de tempo geológico muito maior do que era popularmente aceita.

Foto: Joana Magalhães, Diretora Presidenta SBG – Núcleo MG

Em Siccar Point, é possível observar dois conjuntos de rochas separados por uma discordância, no qual o mais antigo é composto por grauvacas verticalizadas, incialmente depositadas em um oceano antigo, do Período Siluriano. O pacote rochoso mais jovem é caracterizado por arenitos avermelhados e horizontalizados do Período Devoniano , formados em continente. A deposição dos dois tipos diferentes de rocha não foi contínua, mas separada por um intervalo de 65 milhões de anos, durante o qual as rochas mais antigas foram alteradas e erodidas.

Foto: Lothian and Borders GeoConservation. Hutton’s Unconformity at Siccar Point – The Birthplace of Modern Geology. Edinburgh Geological Societ

Com base em suas observações, James Hutton percebeu que os processos de erosão e deposição estavam conectados e eram contínuos por longos períodos, de uma forma não compreendida na época. Dessa forma, em 1788, através de sua visita ao Siccar Point, ele finalmente encontrou a evidência clara de que precisava para demonstrar sua compreensão dos processos e ciclos que moldaram a Terra.

Quem foi James Hutton?

James Hutton foi um estudioso e visionário escocês, nascido em 3 de junho de 1726. Aos 14 anos, foi para a Universidade de Edimburgo para estudar humanidades e medicina. Mais tarde, estudou química e anatomia em Paris, antes de obter seu título de doutor em medicina em 1749, na Holanda.

No ano de 1750, herdou duas fazendas nas fronteiras escocesas, onde percebeu a necessidade de viajar para Norfolk e Flandres para aprender novos métodos agrícolas, os quais empregou em suas próprias terras. Após testemunhar de perto os processos de erosão e deposição de sedimentos em suas fazendas, interessou-se pela geologia.

Após suas descobertas, Hutton retornou a Edimburgo em 1767, onde desenvolveu e finalmente publicou suas teorias geológicas. A Teoria da Terra de Hutton foi apresentada em 1785 na frente da Royal Society de Edimburgo, sendo finalmente publicada em 1788. De 1787 a 1788 ocorreram visitas de campo em seus três famosos locais de observações de discordância em North Arran, Jedburgh e Siccar Point, onde todos forneceram evidências em apoio à sua teoria.

James Hutton faleceu em 26 de março de 1797, sendo enterrado em Greyfriars Kirkyard, Edimburgo.

Referências:

Lothian and Borders GeoConservation. Hutton’s Unconformity at Siccar Point – The Birthplace of Modern Geology. Edinburgh Geological Societ