SBG Núcleo – MG Indica: Anna e o Planeta

Texto por Ana Clara Oliveira Magalhães

Anna e o Planeta, publicado em 2017 pela Editora Seguinte, possui 168 páginas e foi escrito pelo norueguês Jostein Gaarder, autor do sucesso O Mundo de Sofia. Jostein Gaarder estudou Línguas E scandinavas, Filosofia, Teologia e Literatura na Universidade de Oslo, e foi professor durante dez anos. É um dos escritores de maior destaque em seu país, tendo iniciado sua carreira em 1986.

A história se passa durante dois anos distintos, 2012 e 2082, na capital da Noruega, Oslo. Em 2012, Anna está prestes a completar 16 anos e tem uma grande preocupação acerca do aquecime nto global. Ela tem medo que as mudanças climáticas causadas pelo homem coloquem o meio ambiente em risco e, consequentemente, prejudique as gerações que virão depois.

A principal causa da morte de tantas plantas e de tantos animais é o aquecimento global, que acelerou vertiginosamente há algumas décadas. Cem anos atrás o planeta era um lugar maravilhoso. No decorrer do século, porém, perdeu muito de seu encanto. O mundo jamais voltará a ser como antes. Já faz muito tempo que a humanidade parou de despejar dióxido de carbono na atmosfera — que coisa mais idiota! —, mas não é possível extrair os gases do efeito estufa do ar. O planeta passou por vários pontos de inflexão cruciais. Não são mais os homens os responsáveis pelo aquecimento global. Os processos agora acontecem por conta própria (GAARDER, 2017).

Quando dorme, Anna sonha que está na pele da sua bisneta, Nova, no ano de 2082. Nova vive num mundo diferente do que existe hoje: quase não existem animais e florestas, a poluição é visivelmente perturbadora e as temperaturas são tão altas que é impossível imaginar a situação dos pontos congelados do Globo. Por acreditar que os sonhos são reais, Anna decide fazer alguma coisa, qualquer coisa, para que essa tragédia não aconteça. Essa empreitada parece praticamente impossível, mas ela contará com a ajuda do seu namorado Jonas e do psiquiatra Dr. Benjamin.

Coitados dos nossos descendentes, ela pensou, que não apenas teriam que suportar a vida num planeta enfraquecido pelo egoísmo e pela negligência das gerações anteriores, mas também teriam que viver cheios de cuidados (GAARDER, 2017).

Os capítulos de Anna e o Planeta são alternados entre as protagonistas, o que permite uma ampla visão dos acontecimentos tanto no passado, quando no futuro crítico que a Terra é submetida. A narrativa, apesar do tom mais didático, é de fácil compreensão, acompanhando duas garotas críticas e totalmente determinadas a salvar o planeta. Justamente por isso a premissa é intrigante, uma vez que a principal proposta da história é mostrar o que os nossos atos podem causar num futuro extremamente próximo. Temas como biodiversidade — ou a falta dela —, problemas climáticos e suas diversas consequências são fortemente discutidos nesse livro.

Anna e o Planeta é um livro que nos faz refletir sobre as consequências dos nossos atos no que diz respeito ao meio ambiente. Vale muito a leitura!